Servidores da Arsae conhecem Programa Cultivando Água Boa
O diretor de Operação Sudoeste da Copasa, João Bosco Senra, esteve na Arsae no dia 08/03/16 para fazer uma apresentação sobre o Programa Cultivando Água Boa (CAB). O projeto vem sendo aplicado com êxito pela Itaipu Binacional em parte da bacia do Rio Paraná que abastece o reservatório de Itaipu, mesclando preservação de mananciais e envolvimento dos atores presentes na bacia. João Bosco está encarregado de trazer o Programa para Minas Gerais.
Para o analista Fiscal e de Regulação de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, Lucas Oliveira Cesar, o CAB é de extrema importância para o desenvolvimento de políticas que abordem as microbacias como unidade de planejamento. “Enquanto membro do Grupo de Trabalho de Preservação de Mananciais para Abastecimento Público, fiquei animado com a possibilidade da Copasa, assim como outros prestadores, agirem diretamente para recuperação dos mananciais onde estão localizadas as captações, melhorando a qualidade e aumentando a quantidade da água bruta captada”, afirmou. A Agência avalia a possibilidade de que o tema seja abordado na revisão tarifária da Copasa na forma de recurso tarifário.
O CAB se diferencia de outros programas por envolver as comunidades através da compreensão e consciência de que ações locais influenciam na problemática global, com uma série de programas, projetos e ações interconectados, dando às comunidades, através de seus comitês, papel central nas decisões de ações sobre o território. A iniciativa socioambiental foi desenvolvida para promover a recuperação de microbacias, proteção das matas ciliares e da biodiversidade, além do respeito e o cuidado com o meio ambiente.
Assessoria de Comunicação Social Arsae-MG
(31)3915-8130