Arsae-MG atua em parceria com a SES no monitoramento da qualidade da água
O diretor-geral da Arsae-MG, Gustavo Cardoso, o coordenador técnico-operacional, Rodrigo Polizzi, e a gerente de Planejamento, Gestão e Finanças, Ana Costa Rego, participaram de reunião na Secretaria de Estado de Saúde (SES) para discutir o intercâmbio de informações entre os órgãos a respeito da qualidade da água nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana e que possuem os sistemas de abastecimento de água regulados e fiscalizados pela Agência.
A Arsae-MG já possui convênio de cooperação com a SES para troca de dados, além da realização de coletas e análises. “Entretanto, por se tratar de um assunto emergencial, foi realizada a reunião para discussão das informações já disponíveis em cada órgão e sobre o monitoramento para os próximos meses”, explica Rodrigo.
Segundo o coordenador, o objetivo é confrontar as análises da SES com as análises que a Agência recebe da Copasa para um acompanhamento mais amplo dos municípios atingidos. “É muito importante o monitoramento efetivo nos próximos meses para uma melhor avaliação da qualidade da água nos sistemas afetados. Assim, qualquer coleta e análise realizada pela SES nos municípios de Resplendor, Itueta, Alpercata, Pedra Corrida (município de Periquito) e Tumiritinga é relevante para a Arsae-MG”, afirma.
Assessoria de Comunicação Social Arsae-MG
(31) 3915-8130