Arsae-MG participa de força-tarefa para recuperar municípios atingidos por rompimento de barragem
A Arsae foi convidada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) para participar do grupo, composto por órgãos do Estado e prefeituras, que está avaliando os efeitos e desdobramentos do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana. A força-tarefa foi instituída pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, no diário oficial Minas Gerais (21/11), no Decreto nº 46.892.
Por meio das fiscalizações de campo, realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2015, a Agência contribui com o grupo fornecendo dados sobre a regularidade do abastecimento e a qualidade da água distribuída. “Neste momento, a Arsae-MG está atualizando as informações para enviar nova Nota Técnica para a Sedru, incluindo os últimos resultados das análises de qualidade da água. Também está sendo viabilizada a realização de contraprova para as análises feitas pela Copasa para comprovação dos resultados”, explica o coordenador técnico-operacional de regulação e fiscalização, Rodrigo Polizzi.
Fiscalizações
Após o rompimento da barragem de rejeito de mineração no município de Mariana, em 05 de novembro de 2015, foi realizado um levantamento dos municípios que captam água nos corpos hídricos atingidos e que possuem os sistemas de abastecimento de água regulados e fiscalizados pela Arsae. A primeira inspeção técnica, realizada em novembro de 2015, teve como objetivo monitorar a qualidade da água distribuída e verificar as ações da Copasa para gerenciamento da situação (busca por fontes alternativas de abastecimento, contratação/disponibilização de caminhões-pipa, adoção de racionamento/rodízio do abastecimento, dentre outras). A equipe da Arsae esteve nos municípios de Itueta, Resplendor, Pedra Corrida (distrito de Periquito), Alpercata, distrito de Era Nova e Naque. Na ocasião, os técnicos da agência verificaram que o prestador estava empenhado na resolução dos transtornos causados à população desses municípios.
Nova fiscalização foi realizada em dezembro, entre os dias 15 e 17. Os técnicos da Arsae observaram que o abastecimento encontra-se parcialmente normalizado. A Agência realiza um acompanhamento constante da situação do abastecimento, bem como dos resultados das análises realizadas pelo prestador de serviços, visando garantir a qualidade da água distribuída à população.
Assessoria de Comunicação Social Arsae-MG
(31) 3915-8130