Programa REGAR Ano 2: parceria Arsae-MG e SEE amplia atuação e retoma com boas expectativas

Programa conscientizará mais de 100 mil estudantes sobre o uso consciente da água e a importância da regulação

Tem início no próximo dia 11/05 (quinta-feira), a partir das 10h, o lançamento do Programa REGAR (Regular e Educar) Ano 2, parceria da Arsae-MG e da Secretaria Estadual de Educação (SEE), que busca sensibilizar estudantes e profissionais da educação sobre as temáticas de saneamento, meio ambiente e regulação. Para este ano, além das quatro Superintendências Regionais de Ensino contempladas em 2022 outras seis foram incluídas: Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Guanhães e Ponte Nova. A abertura do evento, que será transmitido pelo canal da Agência e da Secretaria de Educação no YouTube – Arsae Minas Gerais e Estúdio Educação MG – será feita pela nova diretora-geral da Arsae-MG, Laura Serrano.

A diretora ressalta que a conscientização ambiental durante a infância e juventude – na visão de que sustentabilidade envolve o tripé meio ambiente, economia e sociedade – tende a gerar uma mudança de cultura capaz de trazer resultados mais efetivos e duradouros. “O Programa Regar colabora nesse sentido ao aliar conscientização ambiental e educação nas escolas públicas de Minas Gerais. Uma parceria que já se provou exitosa entre a Arsae-MG e a Secretaria de Estado de Educação.”, avalia Serrano. Ao todo, mais de 100 mil alunos de cerca de 200 municípios e aproximadamente 700 escolas estaduais, localizadas nas Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, Rio Doce e Rio Jequitinhonha, participarão do Programa, cuja proposta é criar um ambiente favorável para mudanças comportamentais em crianças, jovens e adultos para o uso adequado da água. De acordo com a analista de regulação da Arsae, Mayara Bastos, para este ano a expectativa é que novas escolas participem do Programa, assim mais profissionais da educação e alunos da rede pública de ensino fundamental e médio poderão ser sensibilizados com temas relacionados ao meio ambiente, contribuindo para multiplicar o conhecimento e ter uma maior consciência do papel do cidadão na sociedade. “A Arsae-MG e a Secretaria Estadual de Educação são parceiras no Programa, cuja ideia é aproveitar a sinergia entre o conhecimento técnico sobre saneamento da Agência e o conhecimento pedagógico da equipe de educação estadual”, explica.

Após o lançamento do Programa, os profissionais que atuam nas escolas participam de três dias de capacitação online e ao vivo com a equipe técnica da Arsae-MG. Momento dedicado a tratar de informações basilares e que irão auxiliar nas atividades a serem realizadas com os alunos, além de ser um espaço para troca de conhecimento e experiências sobre questões relacionadas ao meio ambiente, saneamento e regulação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Na sequência, os profissionais aplicam com os alunos as atividades detalhadas nos diversos materiais elaborados especialmente para o REGAR. Um dos produtos dessas ações realizadas em sala de aula são as cartas escritas pelos alunos com sugestões para a bacia hidrográfica onde a escola está inserida.

Confira a programação do REGAR 2023:

Dia: 11/05/2023 (quinta-feira)

10h: Abertura Laura Mendes Serrano (Diretora-Geral da Arsae-MG)

10h10: Fala da Graziela Santos Trindade (Superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE)

10h20: Bloco 1

Palestra “Água do Cerrado na Bacia da Escola”

Palestrante: Professor Eduardo Geraldo Teixeira Neves

10h40: Bloco 2

Expositor: Misael Dieimes de Oliveira

1. O que é o Programa REGAR
  2. Etapas do Programa

Expositor: Jonathan Carvalho

1. Diretrizes das capacitações
  2. Atividades nas escolas

11h: Bloco 3 Resposta a dúvidas do chat

Comissão de dúvidas: Eduardo Geraldo, Jonathan Carvalho e Misael Dieimes

Moderador do chat: Ana Silvia

11h15: Agradecimentos finais e encerramento.