“Pampulha em 3 momentos”: Arsae-MG participa de evento que busca acompanhar ações na Lagoa

Iniciativa visa criar um fórum contínuo de acompanhamento das ações na Lagoa da Pampulha

 

A Arsae-MG participou no dia 17/04 de um painel sobre a Lagoa da Pampulha promovido pela Sociedade Mineira de Engenharia (SME), que teve como objetivo debater o que está sendo feito e as possíveis soluções de engenharia que se tem hoje, sendo uma escuta ativa da sociedade. A proposta é criar um fórum – mensal – contínuo de acompanhamento das ações previstas para a Pampulha, focado na necessidade de se criar uma política de estado que permita que ela cumpra o seu papel urbano e cultural com sustentabilidade.

A coordenadora de regulação operacional, Amanda Nascimento, representou a Arsae-MG no evento e destacou o trabalho realizado pela Agência, que tem sido um parceiro importante na busca por soluções para a Lagoa da Pampulha. Lembrou que em 2018 foram realizadas fiscalizações pela Arsae-MG nas estações Elevatórias de Esgotos que se encontram na bacia e, mais recentemente, em 2021 quando foram identificadas as áreas que ainda não dispõe de solução de rede de esgoto ou onde se encontram as ligações factíveis, que são aqueles usuários que dispõe de rede, mas que se encontram irregulares ao optarem por não se conectarem a mesma. “A fiscalização abrangeu a área da Bacia do Ribeirão Pampulha, localizada nos municípios de Belo Horizonte e Contagem. Foram analisados os cadastros de rede coletora de esgotos, o cadastro de clientes e os registros de pontos de lançamento de esgoto”, lembrou a coordenadora.

Durante o painel também foi abordada as alterações que o novo marco legal do saneamento pode trazer, de responsabilidade para as agências, no sentido de implementar metas intermediárias que busquem alcançar a universalização do Saneamento Básico até 2033, tornando mais próximo o acompanhamento das agências na execução e alcance dessas metas, favorecendo a coleta e o tratamento do esgoto que são um dos problemas enfrentados na poluição da Lagoa.

Skip to content