Arsae-MG promove capacitação interna

Analista da Gerência de Informações Operacionais ministrou treinamento de Business Intelligence (BI)

 

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) realizou a capacitação “Introdução ao Armazém Business Intelligence (BI)”, com uma Abordagem Demonstrativa e Conceitual, no dia 9 de março.

A capacitação aconteceu no quinto andar do prédio Gerais da Cidade Administrativa de Minas Gerais, nas salas 6 e 7, e foi ministrada pelo analista na Gerência de Informações Operacionais (GIO) da Arsae-MG, Henrique Alves Santos. “O objetivo era apresentar uma estrutura teórica sobre o conceito BI e a solução MicroStrategy aos servidores da Agência, a fim de capacitá-los para vislumbrar as possibilidades de construção de relatórios, painel de informação e documentos em suas respectivas rotinas de trabalho”, explica.

O evento foi promovido pelo grupo de trabalho ValorizArsae, responsável por organizar ações de valorização aos servidores da Agência, inclusive capacitações. O analista realizou diversos cursos em plataformas externas, além de uma formação ministrada pela Prodemge, oferecida pela Arsae-MG, durante a homologação do armazém BI da Agência. A abordagem interdisciplinar possibilitou a inscrição e participação de aproximadamente 40% dos servidores da Arsae-MG, visto que as capacidades de construção no armazém BI possibilitam aplicações em todas as áreas.

Sobre o curso

A capacitação ocorreu por meio de três momentos: o primeiro, apresentou conceitos teóricos sobre o conceito BI e suas aplicações, ao passo que o segundo contou com uma dinâmica para que os servidores exercitassem os conceitos aprendidos. Por fim, em um terceiro momento, cada servidor discutiu e apresentou aos demais participantes uma possibilidade de aplicação dos conceitos estudados em sua rotina de trabalho.

A necessidade do curso é exposta nos diversos investimentos que a Arsae-MG tem realizado na estruturação e desenvolvimento do seu armazém. Desta forma, as informações enviadas pelos prestadores de serviços são utilizadas para o desenvolvimento de produtos de auxílio à tomada de decisão, como por exemplo: painéis de indicadores com informações georreferenciadas, análises estatísticas robustas, modelos preditivos, entre outros produtos.

O armazém BI da Arsae-MG apresenta diversas possibilidades. Dessa forma, é importante capacitar os servidores para que reconheçam as possibilidades de utilização em suas rotinas de serviço. Além disso, os servidores podem criar novas atividades e possibilidades com as ferramentas pautadas no conceito BI. “A importância do curso foi exercitar os conceitos aplicados no dia-a-dia na Gerência de Informações Operacionais, além de contribuir para o desenvolvimento e disseminação do armazém BI em diversas áreas da Arsae-MG”, conclui Henrique.

ValorizArsae

O Grupo de Trabalho ValorizArsae tem o objetivo de promover a elaboração e implementação do Plano de Desenvolvimento e Valorização dos Servidores, no âmbito da Arsae-MG. Através desse projeto, servidores podem manifestar interesse em promover cursos e palestras que acreditam ser do interesse de todos e que auxiliam no desenvolvimento pessoal dos colegas e do serviço da Agência.

Skip to content