Arsae-MG celebra o Dia Mundial da Água

Data reforça, anualmente, questões essenciais que envolvem os recursos hídricos em todo o mundo

 

No dia 22 de março, é comemorado o Dia da Água em todo o mundo. Em celebração a essa data, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) reforça o quanto é importante direcionar o olhar para esse recurso essencial para a vida.

Na visão do diretor da Arsae-MG, Samuel Alves Costa, o Dia Mundial da Água é também uma grande oportunidade para que a Agência explique para a sociedade a relevância de seu trabalho, já que ela é uma das responsáveis por garantir que a água que os mineiros usam seja de ótima qualidade. “Criamos regras e fiscalizamos as empresas que prestam serviços de água e esgoto, multando-os se necessário. Fomentamos investimentos para que todos tenham estes serviços disponíveis e a preços baixos. Cuidamos para que não falte água, para que ela seja usada de forma sustentável e com respeito ao meio ambiente”, explica.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 e reforça questões essenciais que envolvem os recursos hídricos. A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana e traz uma série de benefícios à saúde. Ela compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Além disso, precisamos dela para cozinhar, tomar banho, lavar roupas, escovar os dentes, eliminar resíduos pelo esgoto, entre outras coisas.

Este dia é um convite a questionar o consumo desse bem, afinal, a média de água gasta por uma pessoa no lar é de cerca de 250 litros por dia. Diminuir o consumo em cada uma dessas tarefas gerará grande impacto na sociedade. Por isso, é necessário aproveitar a ocasião para conscientizar as pessoas sobre os desafios na gestão da água e incentivar ações que ajudem a preservar esse recurso tão valioso.

Programa Regar

O Programa Regar é um projeto que visa conscientizar alunos e professores sobre o saneamento, meio ambiente e regulação nas escolas estaduais de Minas Gerais. A iniciativa foi criada pela Arsae-MG, com o objetivo de espalhar informações importantes e incentivar a participação das pessoas nesses temas tão relevantes para as futuras gerações. A Agência trabalha em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação, que tem a capacidade de executar o programa nas escolas.

“A adequada gestão das águas é crucial para a dignidade e qualidade de vida das pessoas. Exigir saneamento é algo que todo cidadão deve fazer. Nesse sentido, o programa pretende trazer conhecimento e interação, a fim de despertar o interesse das crianças no tema. Com certeza, elas serão responsáveis por desenvolver soluções para muitos problemas que enfrentamos atualmente”, conclui Samuel.

Dessa forma, a Agência faz o seu papel gerando consciência desde a primeira infância, de que os recursos naturais são finitos, além de multiplicar boas práticas em relação ao consumo consciente da água.

Skip to content