Metodologia Acertar: Arsae-MG publica resultado de auditoria e certificação das informações da Copanor

Agência é protagonista no Acertar e tem uma participação ativa na concepção e formulação da metodologia

Após ser homologado pela Diretoria Colegiada, a Arsae-MG publicou no dia 14/12 o resultado da 2ª etapa do processo de auditoria e certificação das informações da Copanor – ano referência 2020 -, de acordo com as diretrizes da Metodologia Acertar, instrumento criado para auxiliar no processo de Auditoria e Certificação de informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

De acordo com a gerente de Informações Econômicas da Agência, Ivana Villefort, foram realizadas as atividades previstas para o 2º ciclo de execução do Acertar, com a avaliação da confiança de 25 informações. E foram apreciados 74 controles, abrangendo 7 processos de negócios da prestadora – Comercial, Folha de Pagamento, Contábil, Compras, Índices de Atendimento, Operacional e Qualidade da água.  “A partir das atividades desenvolvidas, foi observado que parte dos procedimentos estão estruturados e implementados pela Copanor, já que 34% dos controles foram qualificados como implementados e 35% como parcialmente implementados. Das 25 informações avaliadas, 8 (32%) foram classificadas como sendo de baixa confiança e 17 (68%) como média. Não houve qualquer informação com certificação de alta confiança.”, analisa a gerente.

E para o ano de 2023, a Arsae-MG espera realizar um novo ciclo de auditoria e certificação dos prestadores regulados, com emissão de notas de confiança e também de exatidão.  A reunião da Diretoria Colegiada com a homologação dos relatórios pode ser assistida no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=yGEL8xPRgo8“. E o relatório de Certificação da Copanor pode ser acessado clicando aqui.

Arsae-MG é protagonista no Acertar

A Arsae-MG é protagonista no Acertar e tem uma participação ativa na concepção e formulação da metodologia, bem como foi a primeira Agência Reguladora do Brasil a emitir um relatório de Certificação. A Agência participou ativamente das etapas de construção da metodologia nacional, sendo também a 1ª colocada nacional na Chamada Pública 08/2020, conseguindo apoio técnico do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) para a realização das certificações dos prestadores regulados pela Arsae-MG

Um dos idealizadores da proposta de institucionalização da metodologia em âmbito nacional é o diretor da Arsae-MG, Samuel Barbi. Ele explica que o Acertar surgiu como uma alternativa para melhorar a qualidade da informação sobre o saneamento básico no Brasil. “O SNIS é o maior e mais importante sistema de informações do setor, e são os prestadores de serviços que alimentam esse Sistema, sendo que as Agências Reguladoras se apoiam nele para o desempenho de suas atividades de regulação e fiscalização dos serviços. Sendo assim, é muito relevante que esses dados sejam precisos.”, explica Barbi. Nas palavras do diretor, o Acertar propõe uma execução padronizada, por parte das agências reguladoras, da auditoria e certificação dos dados do SNIS, tornando-os mais sólidos e confiáveis.