Arsae-MG participa do 10º Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro

O evento aconteceu entre os dias 30/11 e 03/12 e debateu os desafios da regulação nacional

O diretor Samuel Barbi representou a Arsae-MG no 10º Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas, que aconteceu entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro na cidade do Rio de Janeiro. O encontro realizado pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (FFCBH) buscou debater a gestão compartilhada da água, divulgar programas e planos de ação em andamento e trocar experiências sobre recursos hídricos.

O diretor realizou apresentação sobre os principais desafios da regulação de saneamento básico, enfatizando cinco pontos: universalização, inclusão, fiscalização, monitoramento e transparência. Também destacou a atuação da agência no Estado de Minas Gerais para superar cada um deles:

“A atuação da Arsae-MG tem sido ativa para superar cada um desses grandes desafios da regulação. A agência tem contribuído ativamente com a ANA na padronização das Normas de Referência do setor, visando a maior atração de investimentos e ampliação dos serviços para a população. A Arsae-MG também é referência nacional em inclusão, tendo definido a Tarifa Social e acompanhado indicadores de capacidade de pagamento dos usuários. A fiscalização da agência é efetiva, amparada por resoluções robustas, processos presenciais, remotos e uso de tecnologia de informação mediante o Sistema de Informações Regulatórias (SIR). Nossos indicadores são auditados pela metodologia Acertar e exibidos publicamente por meio do ProSun (Regulação por Exposição). Por fim, a Arsae-MG é destaque na mídia com seu Programa Regulação em Foco, composto por PodCast, revista e webinars, além de sempre transmitir suas decisões colegiadas e audiências públicas pelo YouTube.”

No debate também apresentaram Patrick Thomas, Superintendente de Recursos Hídricos da ANA e Katia Muniz Côco, Diretora da ARSP. O vídeo do evento pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=lCyun_pKe-E