Arsae-MG participa do II Fórum Estadual de Gestão de Documentos promovido pelo Arquivo Público Mineiro

 

Evento serviu para destacar a importância da CPAD no incentivo da gestão de documentos

 

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) participou no dia 23/11 do II Fórum Estadual de Gestão de Documentos promovido pelo Arquivo Público Mineiro. O evento buscou demonstrar como funciona a gestão de documentos dentro das instituições. Representada pelo presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivo (CPAD) da Agência, Adriano Silva, que mostrou a importância da CPAD, na busca por estimular a gestão de documentos e o desenvolvimento de instrumentos para essa função, de modo que se torne cada vez mais célere e econômica.

O presidente da CPAD ressaltou ainda como é fundamental a gestão de documentos, aliada à economia de recursos públicos. “Uma gestão de documentos eficiente faz com que poupemos recursos públicos, diminuindo os gastos do Estado e fazendo com que documentos que ficam arquivados sem tratamento e destinação sejam excluídos, conforme a legislação. Também vale a pena ressaltar a economia de armazenamento, tanto eletrônico quanto no espaço físico”, ressaltou o servidor. Adriano também citou a gestão no que diz respeito à recuperação dessas informações. “Não podemos esquecer o quanto essa gestão nos ajuda a recuperar informações importantes, porque os documentos estarão ali devidamente classificados e organizados.”, finalizou.

A Arsae-MG está em constante evolução no que diz respeito a acumulação documental e ao desenvolvimento de instrumentos arquivísticos. O processo vem avançando cada dia mais e está  em processo de aprimoramento contínuo.

 

.

 

Skip to content