Arsae-MG publica resultado de auditoria e certificação de dados da Copasa e do Saae de Itabira

 

Informações fornecidas pelos prestadores para o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento passam por análise realizada com base na metodologia Acertar

 

A Arsae-MG publicou no dia 03/11 o resultado das certificações Acertar da Copasa e do Saae de Itabira, homologado pela Diretoria Colegiada da Agência no dia 19/10/2022. Em função da primeira colocação na chamada pública 08/2020 (Acertar II), promovida pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Arsae-MG recebeu assistência técnica especializada para realização da auditoria e certificação dos dados informados pelos prestadores ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

 

Para ambos os prestadores, foram realizadas as atividades previstas para o 5º ciclo de execução do Acertar. Foram avaliadas a confiança e a exatidão de 74 informações (grupo completo), a partir da apreciação de 120 controles e 111 testes de exatidão referentes a 14 processos de negócio, tais como: Folha de Pagamento, Gestão de Ativos, Gestão de Investimentos, Monitoramento dos Índices de Atendimento, Manutenção do Cadastro de Redes, Manutenção da Rede de Esgoto e Controle da Qualidade da Água, dentre ouros. A certificação das informações, resultado da combinação das dimensões de confiança e exatidão, é classificada conforme uma matriz entre 1 e 7, sendo 1 para informação de baixo nível de confiança e 7 para níveis máximos de confiança e exatidão.

 

A partir das atividades desenvolvidas, foi observado que o Saae de Itabira está no processo inicial de adequação dos seus procedimentos às diretrizes estabelecidas pela metodologia, tendo em vista a atribuição de nota 1 em 95,92% de suas informações. Já para a Copasa, ainda que os resultados não tenham sido muito expressivos, foi verificada uma maior aderência aos preceitos do Acertar, com nota igual ou superior a 4 em 23,53% das informações avaliadas.

 

De acordo com a equipe de auditoria da Arsae-MG, resultados aquém do desejado são previstos nos ciclos iniciais do Acertar, tendo em vista o tempo necessário para entendimento e adequação dos procedimentos à metodologia. A partir do diagnóstico inicial, os prestadores têm a oportunidade de desenvolver planos de ação para a instituição ou adequação dos procedimentos necessários, contribuindo para a melhoria da gestão e da qualidade das informações geradas e informadas ao SNIS.

 

Ainda para o ano de 2022, a Arsae-MG espera publicar o relatório de certificação do prestador Copanor (2º ciclo). As atividades de avaliação de confiança com aplicação de testes de controle estão sendo executadas pelo efetivo da própria Agência. Para o próximo ano, é prevista a realização de um novo ciclo de auditoria e certificação dos prestadores regulados, com emissão de notas de confiança e exatidão.

 

Clique para acessar os resultados consolidados, emitidos pela consultoria Deloitte e validados pela Agência:

Link – Relatório Copasa

Link – Relatório Saae Itabira

 

Assista à reunião de Diretoria Colegiada com a homologação dos relatórios: https://www.youtube.com/watch?v=rFYfQAaY1aE

 

 

 

 

 

Skip to content