Arsae-MG participa de debate sobre os desafios do saneamento na Câmara de BH

Diretor-geral da Agência, Antônio Claret, falou sobre os blocos regionais e o Novo Marco do Saneamento

Na última segunda-feira, 23/05, a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) reuniu presidentes das Câmaras Municipais da região metropolitana, o superintendente da Unidade de Negócio Metropolitana da Copasa, Sérgio Neves Pacheco, o secretário de Governo de Minas Gerais, Igor Eto, e o diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, para relatar e debater as dificuldades comuns dos municípios em relação ao saneamento. O objetivo é construir uma agenda comum para soluções conjuntas; água tratada e esgotamento sanitário foram as reivindicações.

Os vereadores relataram as dificuldades de seus municípios e ouviram dos dirigentes que muito do que vem sendo solicitado já está em fase de projeto e/ou licitação, e que o novo marco do saneamento, votado e aprovado em legislação federal, poderá suprir gargalos. A nova lei altera as regras para a prestação de serviços no setor, promovendo a ampliação da participação de empresas privadas neste mercado, com o objetivo de universalizar o acesso ao saneamento.

O diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, respondeu as dúvidas dos vereadores, falou sobre os blocos regionais de saneamento, sobre a atuação da Arsae-MG e seu papel com o Novo Marco. “Com a nova lei, a Arsae-MG poderá ter influência quanto a cobrança de metas de investimentos dos prestadores e penalização real, que é impedir a distribuição de dividendos e viabilizar o rompimento do contrato”, explicou.

Estiveram presentes representantes de ao menos 11 legislativos municipais. Foram abordados o despejo de esgoto em cursos de rios, o acesso à água tratada e a falta de investimentos da Copasa.

A reunião está disponível no canal da CMBH no YouTube, clique para assistir

Assessoria de Comunicação Social da Arsae-MG

Informações: Câmara Municipal de Belo Horizonte