Arsae-MG avalia serviços de água e esgoto de 12 municípios em abril e identifica 132 inconsistências

 

Foram analisados, no âmbito do Projeto MAIS Água e Esgoto, aspectos relacionados a paralisações no abastecimento, qualidade da água distribuída e cumprimento de prazos

 

A Arsae-MG avaliou, em abril deste ano, os serviços prestados pela Copasa e pela Copanor em 12 municípios mineiros e encontrou 132 pontos de melhoria. A ação é resultado do Projeto MAIS Água & Esgoto, que tem como objetivo avaliar remotamente os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário a partir de informações que os prestadores de serviços regulados enviam periodicamente para a Agência.

Nos sistemas de abastecimento de água foram verificados os volumes de água produzidos e perdidos na distribuição, os índices de atendimento, a ocorrência de paralisações, a qualidade da água e o cumprimento de prazos para atender a solicitações de usuários. Já nos sistemas de esgotamento sanitário foram averiguados os percentuais de atendimento com coleta, a ocorrência de extravasamentos de esgoto na rede coletora e a abrangência e eficiência do tratamento de esgoto. Como referência, foram utilizadas resoluções da Arsae-MG e parâmetros técnicos. Após posicionamento do prestador de serviços, 64 dos aspectos levantados, ou seja, 48,5%, foram considerados concluídos.

Confira a lista dos 12 municípios avaliados: São Gonçalo do Rio Preto, Felício dos Santos, Bonfim, Ressaquinha, Araçaí, Monsenhor Paulo, Umburatiba, São Domingos das Dores, São João do Manhuaçu, São Gonçalo do Sapucaí, Coronel Xavier Chaves e Caldas.

Os pareceres técnicos emitidos para cada município estão disponíveis na página do Projeto MAIS Água e Esgoto: http://www.arsae.mg.gov.br/projeto-mais-agua-e-esgoto/.

 

Skip to content