Arsae-MG realiza visita técnica no município de Araújos

Profissionais visitaram as instalações da Sanarj, concessionária que passou a ser regulada pela Agência

A Arsae-MG realizou nos dias 7 e 8 de abril uma visita técnica no município de Araújos, cujo objetivo foi realizar um diagnóstico preliminar, com enfoque nas informações operacionais e econômicas, da prestação do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade, operado pela Sanarj, concessionária que passou a ser regulada pela Agência em março deste ano. Após uma rodada de apresentações sobre a Agência, o gerente de Informações Econômicas, Samuel Barbi e o gerente de Informações Operacionais Otávio Hamdan, ouviram as principais demandas municipais e esclareceram dúvidas gerais sobre o processo regulatório e sobre o envio de informações à Agência.

Os servidores também visitaram as instalações do prestador, tais como a barragem que abastece a cidade, a captação de água no córrego Olaria, a Estação de Tratamento de Água (ETA)e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Na ocasião os gerentes da Arsae-MG foram recepcionados por representantes da Sanarj e municipais, entre eles a secretária de meio ambiente de Araújos, Diuly Mesquita, que já havia destacado a qualidade técnica da Agência durante a assinatura do convênio. “Sabemos que a Arsae faz uma regulação eficiente, então é isso que estamos buscando, pois pretendemos melhorar a prestação do serviço, principalmente o abastecimento de água, que é uma das maiores reivindicações da população”, destacou.

Outras visitas setoriais serão agendadas pela Arsae-MG com o município e o prestador, visando o andamento do processo de regulação e fiscalização. O gerente de Informações Econômicas, Samuel Barbi, garante que essas visitas técnicas são fundamentais para traçar estratégias específicas, a fim de que o prestador de serviços se adapte às normas da Agência. “Essas abordagens permitirão que, em médio prazo, o prestador atenda aos requisitos previstos nas resoluções da Agência, inclusive em relação ao envio das informações previstas na Resolução Arsae-MG n° 114/2018”, finalizou Barbi.