Arsae-MG recebe visita de agência reguladora de energia e saneamento básico do Rio de Janeiro

 Equipe da Agenersa e da Arsae-MG trocaram informações e experiências sobre regulação e fiscalização dos serviços de água e esgoto

 

A Arsae-MG reuniu-se, na última quinta-feira, 07/04, com representantes da Agenersa – Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro – e com o deputado estadual fluminense Alexandre Freitas. O objetivo do encontro foi dialogar e trocar experiências sobre diversos aspectos relacionados a regulação, fiscalização e gestão nas agências reguladoras.

Durante o encontro, além de apresentada a estrutura e organização da Arsae-MG, foram apresentados diversos programas e atividades da agência, como métodos de verificação de ativos, fiscalização presencial e remota, programas de avaliação dos serviços, planejamento estratégico, agenda regulatória, Projeto Mais, Projeto Acertar, Prosun, ações da fiscalização econômica, devoluções de valores a usuários, tarifa social e programa de proteção de mananciais.

Para o presidente da Agenersa, Rafael Menezes, o intercâmbio de informações enriquece a atuação das duas agências. “Nós percebemos que algumas atuações, tecnologias e formas de fiscalização que a Arsae-MG faz, servem para nossa atuação. Algumas ações que estamos desenvolvendo no Rio também podem contribuir com a Arsae-MG, como o novo leilão do saneamento, que foi muito importante, acreditamos que em breve Minas vai passar pelo mesmo leilão. Essa troca de ideias e informações vai ser positiva para ambas as agências”, afirma.

O deputado estadual (RJ) Alexandre Freitas destacou que o encontro é fundamental para que a agência reguladora do Rio de Janeiro consiga se modernizar. “Os conselheiros estão nessa missão. Existe essa predisposição de melhorar tanto o ambiente regulatório como a parte administrativa. E sabendo da competência da Agência Reguladora de Minas articulamos essa reunião. Tenho certeza que essa troca de experiências será benéfica tanto para a Agenersa quanto para a Arsae-MG”.

Também participaram os conselheiros da Agenersa, Vladmir Paschoal e Marcos Cipriano, e pela Arsae-MG o diretor-geral, Antônio Claret, o diretor Stefani Ferreira de Matos, o chefe de gabinete, Gustavo Medeiros, a coordenadora Operacional, Luciana Campos, a gerente de Regulação Operacional, Amanda Nascimento, o Analista Fiscal e de Regulação da Gerência de Informações Operacionais, Henrique Alves, os gerentes de Fiscalização Econômica, Rômulo Miranda, de Fiscalização Operacional, Lucas Marques, e de Ativos Regulatórios, Márcio Figueiredo.

Assessoria de Comunicação Social da Arsae-MG

Skip to content