Sistema de Informações Regulatórias: Arsae-MG inicia implantação da 2ª fase   

 

Nesta etapa serão utilizados recursos provenientes do acordo do Estado com a Vale; expectativa é que Agência ganhe em celeridade e eficiência

 

Após concluir com êxito a 1ª fase de implantação do Sistema de Informações Regulatórias (SIR) a Arsae-MG deu início – a partir da contratação da Prodemge – a implantação dos novos módulos, voltados para a Fiscalização Operacional e o Reajuste Tarifário. Nesta etapa estão sendo utilizados recursos provenientes do acordo do Estado com a Vale, que totalizam cerca de 1 milhão e trezentos mil reais. A expectativa é que num prazo de 10 meses a implantação destes módulos esteja concluída, iniciando suas atividades de forma plena a partir de janeiro de 2023.

O analista de Regulação da Agência, Lucas Marques, afirma que o Módulo de Fiscalização Operacional permitirá elaborar o relatório de fiscalização direto no Sistema, garantindo maior rapidez, padronização dos produtos, gerando menos erros. “Hoje, o SIR abarca apenas a parte final do processo, que é a elaboração de um auto de fiscalização baseado em um relatório de fiscalização, desenvolvido no editor de texto do Word. A ideia é ter um modelo pré-programado que nos permita automatizar várias funções desse preenchimento, ganhando tempo e, do ponto de vista prático, levando menos tempo para atender uma demanda e, consequentemente, fiscalizando mais locais”, explica o gerente.

Já o gerente de Regulação Tarifária, Daniel Rennó detalha que a criação do Módulo Reajuste Tarifário tem por finalidade dar continuidade à sistematização e a otimização de dados no SIR, uma vez que o Reajuste Tarifário possui grande relevância em termos socioeconômicos, já que trata do cálculo das tarifas para um público de quase 13 milhões de pessoas. De acordo com o servidor, o volume de informações recebido e calculado para se obter o percentual de reajuste envolve uma extensa análise, que pode ser otimizada a partir da implantação desse módulo. “Com o desenvolvimento desta etapa do SIR haverá maior sistematização e automatização dos cálculos e análises, com ganhos em termos de eficiência dos trabalhos, reduzindo o tempo para a realização dos reajustes tarifários, controle do processo, reduzindo possibilidades de erros nos dados utilizados e nos cálculos realizados. Além disso, colocaremos em prática mais uma vez um valor que é fundamental para a Agência: a transparência, permitindo a geração de mais informações e relatórios padronizados a serem disponibilizados para o público interno ou externo.”, afirma.

O SIR é mais um projeto da Arsae-MG que visa a melhoria da regulação e dos serviços prestados à população mineira, reafirmando alguns valores da Agência, como excelência técnica, inovação e a transparência.

 

 

Skip to content