Arsae-MG divulga relatórios de fiscalização dos serviços da Copasa em Timóteo, Faria Lemos e Caraí

A Arsae-MG disponibiliza os relatórios de fiscalização dos serviços de esgotamento sanitário prestados pela Copasa em Timóteo, de abastecimento de água em Faria Lemos e de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Copanor em Caraí.

Em Timóteo a fiscalização realizada pela Arsae-MG foi demandada pela Câmara Municipal, que relatou a existência de diversos pontos de lançamento de esgoto sem tratamento nos córregos do município.  A fiscalização apontou diversos locais cuja contaminação foi causada pelo esgoto que alguns imóveis timotenses têm jogado, clandestinamente, nas redes de drenagem pluvial do município. A Arsae-MG recomendou ao prestador que, em trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal, execute ações para identificar e regularizar os imóveis com lançamento indevido de esgoto na rede de drenagem pluvial e promova ações educativas alertando a população para a importância da adesão ao sistema público de esgotamento sanitário.

Em Faria Lemos a fiscalização realizada pela Agência vistoriou o cumprimento dos prazos para atendimento dos serviços, as reclamações de falta d’água proferidas pela população e a qualidade da água para consumo humano distribuída, em atendimento à demanda da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Carangola. Como resultado da fiscalização, constatou-se que o sistema de abastecimento de água está sendo prestado normalmente, sem intermitência no fornecimento de água e com baixo número de reclamações de falta d’água. Quanto à qualidade da água produzida e distribuída na cidade, os registros das análises realizadas demonstram que os resultados estão atendendo aos padrões de potabilidade definidos pela legislação, sendo necessário que o Prestador de Serviços, no entanto, cumpra integralmente o plano de amostragem definido pela legislação para garantir que a água não provoque riscos à saúde da população.

Em Caraí foi avaliada a qualidade dos serviços prestados nos distritos de Marambainha, Maranhão, Ribeiros e Santa Luzia dos Corujás. Constatou-se que os serviços de abastecimento de água estão sendo prestados normalmente. Não foram identificados indícios de comprometimento da regularidade do abastecimento de água, sendo os índices de reclamações por falta de água nos distritos fiscalizados menores do que o da média dos demais municípios mineiros operados pela Copanor, no período avaliado. Quanto ao sistema de esgotamento sanitário, prestado apenas nos distritos de Marambainha e Maranhão, verificou-se um baixo índice de atendimento, com elevado número de residências cadastradas na categoria de ligações factíveis, sendo recomendável à Copanor, em parceria com a Prefeitura Municipal, intensificar as medidas para incentivar a população a aderir aos serviços públicos de coleta e tratamento de esgotos.

Para saber mais, clique e acesse os relatórios de fiscalização.

Assessoria de Comunicação Social da Arsae-MG

ascom@arsae.mg.gov.br