Evento discutirá principais desafios para melhorar a gestão de informações no setor, bem como a integração com políticas públicas

A Arsae-MG promove no próximo dia 28/10 (quinta-feira), das 9h às 12h, mais um Webinar do Programa “Regulação em Foco”. Nesta edição o evento vai abordar as principais bases de dados do setor de saneamento, a nível nacional e estadual, a fim de debater a relevância, os processos de gestão e as plataformas de acesso de cada uma delas. O objetivo é discutir os desafios para melhorar a gestão de informações no setor, a integração com as políticas públicas e a produção de conhecimento para o setor.

De acordo com a equipe organizadora do Webinar – profissionais que atuam na Gerência de Informações Operacionais (GIO) da Arsae-MG – todos os estudos e projetos realizados na área de saneamento dependem da coleta de dados (primários) ou da utilização de dados já existentes (dados secundários). “E esses dados abrangem diversas atividades, como monitoramento da qualidade da água, emissão de faturas de água e esgoto até o atendimento de reclamações de usuários. Sem as informações adequadas, seria quase impossível realizar essas atividades.”, garante a GIO.

O evento vai contar com a participação de diversos profissionais que lidam com a gestão da informação, entre eles representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), ANA (Agência Nacional de Águas), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG), além de profissionais da própria Arsae-MG.

Siga as redes sociais da Agência para acompanhar as novidades do Projeto Regulação em Foco.

Facebook: /arsaemg

Instagram: @arsaemg