Arsae-MG publica seu primeiro relatório de certificação no âmbito do ACERTAR

A Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) publicou seu primeiro relatório de certificação. Este relatório consolida a primeira etapa do processo de auditoria das informações do SNIS referentes ao serviço prestado pelo SAAE-Passos, o que corrobora o pioneirismo da agência no cumprimento do prazo estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Nessa etapa, a equipe de auditoria da agência apresenta a avaliação de confiança do grupo básico de informações do SNIS para o referido prestador, sem testes de controle, cumprindo todo o escopo do 1° ciclo proposto pelo MDR.

Samuel Barbi, coordenador do projeto na Arsae-MG, acrescenta que “a publicação deste relatório demonstra o interesse e o pioneirismo da agência para a melhoria da qualidade da informação de saneamento no Brasil”.

Segundo Thiago Ademir, diretor da TATO Consultoria e consultor do SAAE-Passos, “é muito gratificante para o nosso time ter trabalhado em conjunto com o do SAAE de Passos e da ARSAE-MG, no primeiro processo de certificação da metodologia ACERTAR. A implementação nos prestadores proporcionará condições reais de entender, a partir de dados e indicadores, o que será necessário para a universalização dos serviços de saneamento no Brasil. Vale ressaltar também que são inúmeros os efeitos positivos indiretos da implementação das melhores práticas.

O apoio e o protagonismo das agências reguladoras como principais indutores desse processo é de fundamental importância para o seu sucesso. É um caminho que proporcionará conhecer e planejar as mudanças estruturais necessárias no setor!”. Esse depoimento demonstra a importância do Projeto Acertar e impulsiona para que a agência continue executando este trabalho.

Aos interessados, o relatório publicado pela Arsae-MG pode ser acessado clicando aqui.

Skip to content