Webinar da Arsae-MG aborda a evolução da gestão de ativos nas empresas reguladas

Evento discutirá principais gargalos e benefícios da cultura de gestão de ativos nas companhias de saneamento

A Arsae-MG promove no próximo dia 30/09, quinta-feira, das 9h às 12h, mais um Webinar do Programa “Regulação em Foco”. Nesta edição o tema será a evolução da gestão de ativos nas empresas reguladas no qual a temática será debatida, bem como  as questões que representam atualmente os principais gargalos e benefícios da importância da cultura de gestão de ativos nas companhias de saneamento. Além disso, será abordada a experiência da implementação da gestão de ativos nos prestadores de serviços do setor elétrico. O evento vai contar com a presença de diversos especialistas em Regulação, entre eles representantes da Sabesp, AES-Brasil e ENEL, além de profissionais da própria Agência.

Para a equipe organizadora do evento, como o setor de saneamento é caracterizado por empresas ativos-intensivas, que dependem de seus ativos para prestar serviços, torna-se necessário investimentos constantes em sua infraestrutura que são realizados basicamente na implantação de novos ativos, na reposição de unidades depreciadas bem como na ampliação e crescimento vegetativo dos sistemas. “A adoção das práticas de gestão de ativos pode proporcionar às empresas de saneamento diversos benefícios e melhorias, pois representa a ação coordenada obter o maior benefício do ativo, equilibrando os princípios de mínimo custo, máximo desempenho e menor risco podendo ser aplicável às organizações ativo-intensivas no qual os ativos são um fator-chave (crítico) para alcançar os objetivos estratégicos da empresa.” acreditam.

E ainda para os organizadores, esse novo modelo de gestão pode assegurar aos usuários que os investimentos sejam planejados, realizados à luz das melhores práticas, gerando maior eficiência na tomada de decisão, realizados sob a ótica da racionalidade econômica, sem prejuízo à qualidade dos serviços prestados, o que pode favorecer, no longo prazo, a modicidade tarifária. “Dessa forma, todos os instrumentos e mecanismos que a regulação puder incentivar para as companhias de saneamento no âmbito da gestão de ativos é de extrema importância, pois se busca garantir a sustentabilidade econômico-financeira e as condições operacionais adequadas baseadas nos requisitos de continuidade e qualidade dos serviços prestados aos usuários no âmbito de investimento, operação e manutenção dos sistemas.”, pontuam.

Siga as redes sociais da Agência para acompanhar as novidades do Projeto Regulação em Foco.

Facebook: /arsaemg

Instagram: @arsaemg

Youtube: Arsae Minas Gerais

 

Skip to content