Especialistas discutem composição e transparência das tarifas de água e esgoto em webinar da Arsae-MG

Evento ocorre na próxima quinta-feira, 29, e busca incentivar a população a participar do processo de definição das tarifas

 

Ao entender como são calculadas as contas de água e esgoto o consumidor aprende não só a acompanhar o seu consumo e verificar como economizar, como também pode compreender melhor e participar da definição das tarifas por meio de audiências e consultas públicas. Para contribuir com esse processo, a Arsae-MG promove o 9º Webinar do Programa Regulação em Foco no dia 29/07, a partir das 9h, com transmissão ao vivo no canal oficial da Agência no YouTube. Intitulado “Transparência das Tarifas: comunicação, participação social e sustentabilidade”, o evento traz as estratégias mais recentes adotadas pelos reguladores de saneamento do Brasil para melhorar a transparência das tarifas, seja em termos de sinalizações adequadas quanto a custos, subsídios e incentivos, seja em termos de comunicação e participação social. Para além dos avanços regulatórios, pretende-se apresentar e discutir formas de melhorar a comunicação de assuntos técnicos e muitas vezes de difícil compreensão para o público geral, além de captar o que a sociedade civil organizada espera de melhorias na transparência das informações dos reguladores, em especial das tarifas. Os reguladores vão apresentar como desenham as tarifas que regulam para que os usuários saibam pelo que estão pagando. E as organizações da sociedade civil irão apresentar as formas de se aperfeiçoar a comunicação e participação da sociedade.
O evento é organizado pela Gerência de Regulação Tarifária da Arsae-MG. A expectativa da equipe é que o webinar permita o compartilhamento de melhores estratégias para aumentar a transparência e melhorar a participação e comunicação com a sociedade. “Há grande potencial de aperfeiçoamento dos desenhos tarifários e de engajamento da população nos processos de definição de tarifas a partir deste evento”, acredita a equipe.

Confira a programação do Webinar:
9h – Abertura
Raphael Castanheira – Coordenador Econômico da Arsae-MG
Antônio Claret de Oliveira Júnior – Diretor-Geral da Arsae-MG
Painel I: O que os reguladores têm feito em prol da transparência das tarifas?
9h10 – Daniel Rennó – Arsae-MG
9h15 – Gustavo Ribeiro – Arsae-MG
9h30 – Luiz Antônio de Oliveira – ARSESP
9h45 – Diogo Barcellos Ferreira – ADASA
10h – Perguntas e debate
Painel II: Explicando as tarifas: participação e comunicação com a sociedade
10h15 – Daniel Rennó – Arsae-MG
10h20 – Guilherme Checco – Instituto Democracia e Sustentabilidade
10h35 – Fernanda Campagnucci – Open Knowledge Brasil
10h50 – Clarice Melamed – Fundação Oswaldo Cruz
11h05 -Perguntas e debate
11h20 – Encerramento – Raphael Castanheira– Arsae-MG

Podcast
O Programa Regulação em Foco também discute o tema por meio de podcast. O episódio 28 – A importância da participação popular para a construção da revisão tarifária da Copasa e Copanor – traz um bate-papo com o gerente de Regulação Tarifária da Arsae-MG, Daniel Rennó. Ele fala sobre as contribuições recebidas durante as audiências e consultas públicas que auxiliam a Agência a estabelecer as novas tarifas e, também, sobre a importância de o consumidor conhecer bem a sua conta, para que assim possa exigir melhorias no serviço prestado. Ouça no canal “Regulação em Foco” no Spotify.

 

Skip to content