Arsae-MG divulga relatórios de fiscalização dos serviços da Copasa em Brumadinho e Lagoa dos Patos

A Arsae-MG disponibiliza os relatórios de fiscalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Copasa em Lagoa dos Patos e dos serviços de abastecimento de água na sede municipal de Brumadinho e no distrito de Conceição do Itaguá. As fiscalizações realizadas pela Arsae-MG tem o objetivo de avaliar as condições técnico-operacionais e o atendimento aos usuários quanto aos padrões de qualidade na prestação dos serviços, em consonância com a legislação pertinente e, em especial, à regulamentação expedida pela Agência.

Como resultado da fiscalização na sede municipal de Brumadinho, constatou-se um elevado número de reclamações de falta d’água. A Copasa afirmou que o principal motivo para as paralisações no sistema é a interrupção do fornecimento de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água. Recomendou-se ao Prestador adotar medidas que garantam o abastecimento da população, mesmo em momentos de falta de energia elétrica. Além disso, constatou-se um elevado número de vazamentos de água no sistema. A Copasa foi alertada quanto à necessidade de medidas que reduzam os vazamentos, no intuito de diminuir as perdas de água e evitar a contaminação da água tratada. Quanto à qualidade da água distribuída para a população, verificaram-se deficiências no controle da qualidade devido ao descumprimento do plano de amostragem exigido pela legislação vigente.

No distrito de Conceição do Itaguá observou-se que a maioria das reclamações de falta d’água são proferidas pelos moradores do bairro Retiro do Brumado. A Copasa afirmou que a falta d’água do bairro ocorre em momentos de abastecimento do caminhão pipa, que fornece água para outras localidades. Foi informado que no dia 05 de março de 2021 foi implementada uma válvula de retenção, visando evitar a despressurização da rede em momentos de abastecimento do caminhão pipa.

Em Lagoa dos Patos a Copasa cumpriu o plano de amostragem na saída do tratamento e no sistema de distribuição, conforme exigido pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5 de 2017, do Ministério da Saúde. De acordo com informações do prestador, a vazão média tratada e distribuída atende à demanda do município. Constatou-se que a capacidade de reservação está de acordo com o recomendado pelas normas técnicas.

Quanto ao sistema de esgotamento sanitário, foi observado que apesar de possuir rede coletora de esgotos em 98% na área de concessão e tratamento com eficiência de acordo com as normativas, o índice de adesão é baixo, 58,19%. Foi recomendado ao prestador promover ações educativas, junto ao Poder Municipal, alertando a população para a importância da adesão ao sistema público de esgotamento sanitário e o correto uso da rede coletora.

Para saber mais, clique e acesse os relatórios de fiscalização.

Assessoria de Comunicação da Arsae-MG

ascom@arsae.mg.gov.br