Arsae-MG divulga relatórios de fiscalização da Copasa em Bonito de Minas e Miravânia

 

A Arsae-MG disponibiliza os relatórios de fiscalização dos serviços de abastecimento de água da Copasa em Bonito de Minas e Miravânia. Em Bonito de Minas a fiscalização teve o objetivo de avaliar as condições técnico-operacionais e o atendimento aos usuários quanto aos padrões de qualidade na prestação dos serviços, em consonância com a legislação pertinente e, em especial, à regulamentação expedida pela Agência. Sobre o serviço de abastecimento de água, foi percebido que a Copasa não cumpriu o plano de amostragem na saída do tratamento, conforme exigido pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5 de 2017, do Ministério da Saúde. O plano de amostragem é a ferramenta que permite acompanhar a qualidade da água tratada e distribuída para consumo humano. De acordo com informações do Prestador, a vazão média tratada e distribuída atende à demanda do município, porém a capacidade de reservação é inferior ao recomendado pelas normas técnicas.

Em Miravânia a fiscalização realizada pela Arsae-MG vistoriou o cumprimento dos prazos para atendimento dos serviços, as reclamações de falta d’água proferidas pela população e a qualidade da água para consumo humano distribuída. Constatou-se que o abastecimento de água tem ocorrido sem paralisações, apesar de ter sido registrado número elevado de reclamações de falta d’água no mês de fevereiro de 2021. Quanto à água produzida e distribuída na cidade, os registros das análises realizadas demonstraram a presença de concentrações elevadas de nitrato em amostras coletadas no mês de julho de 2020, sendo importante que a Copasa acompanhe periodicamente a concentração dessas substâncias na água distribuída.

Para saber mais, clique e acesse os relatórios de fiscalização.

 

Assessoria de Comunicação da Arsae-MG

ascom@arsae.mg.gov.br

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