Revisão Planejamento Estratégico – Arsae-MG cria Comitê de Inovação

Mais um passo foi dado ao processo de revisão do Planejamento Estratégico da Arsae-MG (2020-2024) com a publicação da Portaria Arsae nº 201/2020, no Jornal Minas Gerais de quarta-feira (16/09), que institui a criação do Comitê de Inovação.

O grupo de trabalho, composto por servidores de diversas áreas da Arsae, tem o objetivo estratégico de incorporar inovações tecnológicas e gerenciais em toda a Agência.

De acordo com o coordenador do grupo de trabalho, Stefani de Matos, “a criação do comitê e o estabelecimento de uma metodologia que estimule ainda mais a criatividade e a inovação serão extremamente importantes para melhor aproveitamento do DNA já presente no corpo técnico dos nossos servidores, resultando em uma qualidade cada vez maior dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados à população mineira”, acredita.

O gerente de Ativos Regulatórios, Márcio Otávio, também vê a inovação com uma importante ferramenta na busca pela universalização dos serviços de água e de esgoto. “Em tempos de grandes mudanças e incertezas, a gestão da inovação torna-se um fator chave nos valores e na estratégia da Agência. Com a instituição do comitê, o processo de inovação passará a ser estruturado, sistemático e contínuo, tornando a Arsae-MG ainda mais inovadora em seus processos, serviços e produtos e na vanguarda das soluções dos principais desafios da regulação para alcançar a desejada melhoria na prestação de serviços de saneamento para a sociedade.”

Elaboração e Implementação de Metodologia de Incentivo à Inovação

A Arsae-MG é nacionalmente reconhecida como uma agência inovadora no setor de regulação. Entretanto, observou-se que, atualmente, não há uma política clara de incentivo à inovação dentro da autarquia e, sendo assim, ainda há muito espaço para estimular e viabilizar a transformação de boas ideias em ações concretas, fazendo com que a Agência se consolide ainda mais como instituição inovadora.

O incentivo à inovação se faz ainda mais necessário na medida em que o cenário em que a Arsae-MG se insere está cada vez mais desafiador, com o estado sofrendo com problemas financeiros, o que dificulta contratações e a utilização de recursos; com apelo cada vez maior para o uso adequado dos recursos naturais e a necessidade de cuidados com o meio ambiente; e com a maior cobrança pela população pelo acesso a serviços público de qualidade (como abastecimento de água e esgoto). Sendo assim, concluiu-se que a criação de uma metodologia que incentive a inovação vai ajudar a maximizar o aproveitamento do potencial do corpo técnico, viabilizando soluções cada vez mais criativas para lidar com os problemas cotidianos envolvendo a área de atuação da Autarquia.

Assessoria de Comunicação da Arsae-MG

ascom@arsae.mg.gov.br