Arsae-MG participa de solenidade de assinatura do Pacto das Águas em Teófilo Otoni

 

A Arsae-MG participou no dia 27 de setembro da Solenidade de Assinatura do Pacto das Águas na comunidade de Cabeçeiras de São Pedro emTeófilo Otoni, que integra o ProgramaPróMananciais desenvolvido pela Copasa. O servidor Lucas Oliveira Cesar – foto abaixo – esteve no evento que representa o momento em que todos os atores sociais mobilizados assinam o termo de responsabilidade dando o pontapé inicial no projeto, que visa preservar os mananciais utilizados para o abastecimento público e promover o envolvimento das comunidades na proteção do meio ambiente.

Durante a solenidade, o chefe da assessoria técnica da presidência da Copasa, João Bosco Senra, destacou o importante papel da Agência em regulamentar o mecanismo tarifário que destina 0,5% da receita dos municípios em ações de recuperação ambiental.
Para a realização dessas atividades foram criados os Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia), formados por empresas privadas e órgãos públicos, como a Emater, o Instituto Estadual de Florestas, Prefeituras, faculdades e ONGs. No município de Teófilo Otoni, o Pró Mananciais pretende promover ações de recuperação da cabeceira dos mananciais a montante da Barragem do Córrego de Todos os Santos, principal fonte de abastecimento do município, o qual se encontra no interior da Área de Proteção Ambiental do Vale do Mucuri, um dos principais remanescentes de Mata Atlântica do estado.

Skip to content