Arsae-MG define índice de reajuste das tarifas da Copasa para 2014

 

Impacto nas contas dos usuários será menor que a inflação medida no período pelo IPCA e pelo IGP-M.

 

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG) definiu o índice de reajuste das tarifas de água e esgoto da Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais, com aplicação por um ano a partir de 13 de maio próximo. A Resolução será publicada na edição deste sábado (12/04), no “Minas Gerais”, diário oficial do Estado. A Nota Técnica contendo todas as informações e o cálculo de cada componente do índice já está disponível no site www.arsae.mg.gov.br.

O impacto nas tarifas a ser percebido pelos usuários será de 6,18%. No período de maio de 2013 a abril de 2014, a inflação prevista é de 5,82% pelo INPC, de 6,49% pelo IPCA e de 8,35% pelo IGP-M, principais índices utilizados na economia. O reajuste nas tarifas da Copasa foi fortemente impactado pelo recente reajuste das tarifas de energia elétrica, que provocou um aumento de 14,59% nesse item das despesas da Companhia.

Para a definição do índice de reajuste nas tarifas da Copasa, a ARSAE-MG aplicou a metodologia definida pela Agência em 2011 e submetida a Audiência Pública. Com o objetivo principal de manter o equilíbrio entre a capacidade de pagamento de usuários e a manutenção das condições para que o prestador oferte serviços com abrangência e qualidade, essa metodologia utiliza informações contábeis, gerenciais e de mercado da Copasa para apurar o efeito inflacionário nos diferentes tipos de custos do prestador.

Skip to content