Saae de Itabira renova convênio com a Arsae-MG por mais cinco anos 

Renovação vai permitir continuidade na regulação, que garante investimentos no saneamento 

 

Foi renovado no dia 11 de julho, por mais cinco anos, o convênio entre a Arsae-MG e o Saae de Itabira. Com isso, a Agência dará continuidade na regulação e na fiscalização dos serviços de abastecimento de água e esgoto na cidade, que já é realizado desde 2010.

Para o diretor-geral da Arsae, Antônio Claret, a renovação do convênio é consequência direta de uma regulação eficiente, que garantiu investimentos e melhorou significativamente a qualidade de vida da população Itabirana. “Nesses cinco anos ocorreu um aumento expressivo no nível de investimentos, da ordem de 192%. Além disso, o Saae obteve uma redução de 6,38% nas despesas operacionais, mesmo atendendo a um mercado 34% maior, com um aumento de cerca de 10 mil famílias atendidas.”, destaca.

Uma outra inovação instituída pela Agência foi a Tarifa Social. Segundo a Gerência de Regulação Tarifária da Arsae-MG, mais de 7 mil famílias de Itabira têm direito ao benefício, e até o momento cerca de 3.400 estão sendo beneficiadas. Foi estabelecido ainda o fim da cobrança por consumo mínimo, beneficiando cerca de metade dos usuários com redução nas faturas e incentivando o consumo consciente

Revisão Tarifária garante investimentos e Programas Especiais

Sempre com foco na expansão e na melhoria dos serviços prestados, a Arsae-MG finalizou a 3ª Revisão Tarifária Periódica no final de 2019 e autorizou um reajuste médio de 1,45% nas contas de água e esgoto de Itabira. As novas tarifas permitirão que o Saae de Itabira realize investimentos da ordem de R$ 5,5 milhões anuais.

A Revisão Tarifária permitirá ainda a manutenção dos recursos tarifários para o programa de Controle de Perdas. O montante a ser depositado em conta bancária específica para essa finalidade será definido pela aplicação do percentual de 2% (dois por cento), o que corresponde a R$600 mil sobre a Receita Tarifária de Aplicação. Também estão sendo disponibilizados recursos para ações de proteção e revitalização de mananciais (0,5% da receita operacional) que deverão ser depositados em conta bancária vinculada e exclusiva para esses recursos.

 

Assessoria de Comunicação da Arsae-MG

ascom@arsae.mg.gov.br

Skip to content