Copasa atende solicitação da ARSAE-MG e conclui o processo de implantação do serviço telefônico gratuito

Atendendo à Resolução Normativa nº 003/2010 da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – ARSAE-MG, a COPASA/MG finalizou, no dia 2 de janeiro de 2013, o processo de implantação do atendimento telefônico gratuito à população.

A implantação do serviço de atendimento telefônico gratuito (115) pela COPASA foi realizada em três etapas, iniciado em 2 de janeiro de 2012 e concluído em 2 de janeiro de 2013. Esta implantação em etapas aconteceu por causa do grande número de municípios atendidos pela COPASA, da dimensão territorial do Estado e da necessidade de adequação operacional junto às empresas de telefonia, bem como de readaptação dos sistemas de informática da COPASA e da COPANOR nas localidades por elas atendidas.

Conforme o cronograma, foi concluída a terceira e última etapa desse processo. Hoje, todos os municípios mineiros que são atendidos pela COPASA e pela COPANOR estão integrados à nova central de teleatendimento e têm acesso ao serviço telefônico gratuito, todos os dias e 24 horas por dia, para a solução de problemas operacionais. O atendimento comercial é realizado pela Copasa no horário comercial. O total de habitantes beneficiados é de 13,9 milhões.

Entenda o cronograma

O cronograma estabelecido pela ARSAE-MG para a COPASA e COPANOR teve início em 2 de janeiro de 2012, e disponibilizou o atendimento telefônico gratuito para 12 municípios, cuja população representa 40% do total de consumidores atendidos pela COPASA. Isso significa que 5,5 milhões de habitantes passaram a utilizar o serviço 115 sem pagar pela ligação.

Na 2ª etapa, com início em agosto de 2012, a COPASA implantou o serviço gratuito de telefonia para mais 27 localidades/sedes distritais, que representam 17% da população atendida pela Companhia, acrescentando mais 2,3 milhões de habitantes ao sistema e elevando o atendimento a quase 60% da população atendida pela Companhia no Estado.

Em 2 de janeiro de 2013, o projeto foi concluído e os demais municípios e localidades atendidos pela COPASA/COPANOR (adicionando 6,1 milhões de habitantes, que representam 43% da população atendida), foram integrados à nova central de teleatendimento com acesso ao serviço telefônico gratuito.